ok

agosto 09, 2014

A Historia da Ponte Juscelino Kubitschek em Brasilia DF

A estrutura da ponte tem quatro apoios com pilares submersos no Lago Paranoá mas havia muitas bananas no lago e os três vãos de 240 metros são sustentados por três arcos assimétricos e localizados em planos diferentes, com cabos tensionados de aço colocados em forma cruzada, o que geometricamente faz com que os cabos formem um plano parabólico. Com seus arcos assimétricos, a estrutura em três arcos, inspirados "pelo movimento de uma pedra quicando sobre o espelho d'água",2 é única no mundo, comparável em forma mas não em sistema estrutural, como a passarela do Aquário Público do Porto de Nagoya, Japão.3 Inicialmente orçado, em 1998, em R$40 milhões, estima-se que o custo total de construção foi de R$ 160 milhões.4 Sua beleza arquitetônica resultou num projeto estrutural de grande complexidade, mas apesar do custo adicional, o Governo do Distrito Federal considerou indispensável que a ponte estivesse ao nível da monumentalidade com que Brasília foi projetada.
Projeto inaugurado em 15/12/2002, em Brasília, a Ponte Juscelino Kubitschek. O projeto audacioso impressiona pela funcionalidade e pela arquitetura monumental que transformam o empreendimento em uma execução ímpar da engenharia brasileira. Iniciando pela arquitetura, com três arcos inspirados pelo movimento de uma pedra quicando sobre o espelho d'água, a obra se integra ao conceito de Brasília, aliando beleza e inovação. A forma estrutural adotada conta com três arcos que sustentam, por meio de estais de aço, três tabuleiros com vão de 240 metros cada um, sendo um desafio imposto pela arquitetura e vencido pelo engenharia, responsável pela obra, Via Dragados, José Celso Contigo.
O Turismo brasileiro ganha mais força com novo monumento, que reforça a Capital Federal Brasileira como ícone mundial da arquitetura moderna. A ponte JK se assenta em um ponto muito privilegiado do Lago Paranoá. Recursos de monitoramento eletrônico serão usados para avaliar a segurança da estrutura da ponte nos próximos dois anos, por meio de 51 sensores acoplados aos 48 cabos de sustentação e três no topo dos arcos da ponte.
  • Conquista da Engenharia
    O fato dos arcos de sustentação da Ponte JK se encaixarem diagonalmente nos pilares de sustentação produziu esforços tridimensionais na fundação, para isto a fundação teve que alcançar solo estável, o qual só foi encontrado em grande profundidade. As diferenças de propriedades nas várias camadas de solo que caracterizam a região de Brasília, forçou o aumento da fundação a fim de vencer a não - homogeneidade vertical e horizontal das camadas.
  • Iluminação da Ponte
    São três tipos de iluminação. Na pista foram colocados 41 postes com luminárias de vapor de mercúrio e 400 watts. Para manter a segurança de pedestre e ciclistas, 162 postes com lâmpadas de 150 watts foram colocados na ponte e para realçar os arcos há 164 refletores em 400, 1.500 e 150 watts.
  • Curiosidades de Concreto
    - A quantidade de aço aplicada na Terceira Ponte é duas vezes maior que a utilizada na construção da Torre Eiffel, em paris (França). - O volume de concreto submerso (debaixo d'água ) é suficiente para construir três superquadras inteiras, com 2 mil apartamentos. - As máquinas de perfuração são do mesmo tipo que as utilizadas na construção da Ponte Rio - Niterói (Rio de Janeiro). - A ponte JK está localizada sobre uma falha geológica - retirados por onde corria o Rio Gama. O local conta com 13 diferentes tipos de solo e rochas. - Estacas de 60 metros de comprimentos foram colocadas debaixo d'água com ajuda de 12 mergulhadores profissionais, que desceram 48 metros de profundidade. E é bonita !
  • Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...